quarta-feira, 24 de março de 2010

Fábrica de Talentos: PEX na Segurança Empresarial


A falta de motivação dos profissionais, muitas vezes, sem enxergar perspectivas de crescimento na empresa e insatisfeitos com o trabalho atual é fator preponderante para tanta rotatividade de funcionários nas empresas que resolvem ir em busca de novas oportunidades.

Diante desta realidade e consciente de que uma equipe motivada e valorizada pelo seu trabalho produz muito mais e gera lucros a organização foi sentida a necessidade de criar um projeto que além de dar oportunidades para o desenvolvimento de seus colaboradores (benefícios, novos desafios, treinamentos) pudesse avaliar através das habilidades e competências pessoais de cada um, seus pontos fortes e sua recolocação interna. Dessa forma, ambos são beneficiados: Funcionário motivado e empresa consegue reter talentos.

Sendo assim, busquei nas experiências adquiridas nas bravas lutas comerciais e programas de excelência de empresas multinacionais da área de telecomunicações e bebidas o alicerce para construir o projeto que proporcionasse a minha gestão aliados competentes e interessados, capazes de criar mais, pensar mais, agir mais e principalmente satisfazer os anseios de diretores e clientes.

Na primeira etapa, as ações iniciaram com realizações de reuniões de feedback, workshops, ciclo de palestras com o intuito de criar uma sensação de busca pelo conhecimento e novos horizontes por parte da equipe. Por parte da empresa, a necessidade de capacitá-los para um novo desafio. A etapa seguinte foi apresentar aos colaboradores um programa que além de motivá-los, lhes dará a chance de alcançar novos vôos além de prêmios.

O Programa de Excelência na Gestão de Segurança Empresarial (PEX) tem como maior objetivo identificar na equipe de trabalho aqueles que se destacam por relevantes competências e além de desejarem exerce-las frente à equipe.

O programa é composto de uma grande avaliação anual a cada bimestre onde todos são avaliados de acordo com 05 (cinco) competências: Apresentação, Conhecimento, Treinamento, Iniciativa e Assiduidade cada uma delas com graus distintos de pontuação – 0,5 pontos, 0,5 pontos, 1,5 pontos, 1,5 pontos e 1,0 ponto respectivamente.

No critério resultado cada colaborador é premiado a cada bimestre de acordo com a sua meta alcançada. Bronze - >3,0 pontos, Prata - > 3,5 pontos, Ouro - > 4,0 pontos, Diamante > 4,5 pontos e Vigilante Nota 10 - grau máximo – 5,0 pontos.

A partir desta experiência estamos aprendendo a buscar conhecer cada dia mais nossas equipes, além de estarmos atentos às expectativas de crescimento e necessidades dos nossos colaboradores. Assim, desejo aos Gestores de Segurança Empresarial para que incentivem as potencialidades dos seus colaboradores, valorizem a prática das competências que norteiam a gestão de excelência e certamente colherão bons frutos.

Por: JORGE ANDRÉ MATTOS DO CARMO, jmattos.brasil@bol.com.br



( Isto é transpor a barreira da segurança empresarial de importante para vital, sigamos esta iniciativa!!! - Elder dos Anjos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário