quarta-feira, 10 de março de 2010

Seg. no Trânsito - Itens de segurança em dia podem evitar acidentes

07/03/10

Freios, pneus, rodas lanternas e suspensão: tais componentes merecem atenção redobrada dos motoristas. Confira as dicas do Grupo de Manutenção Preventiva.

O trânsito mata cerca de 35 mil pessoas por ano e deixa outras milhares feridas e com sequelas graves e permanentes. Vários fatores que ocasionam acidentes poderiam ser evitados, como a imprudência do condutor, as condições da via e o estado de conservação do veículo.

A combinação desses três itens podem ser crucial na prevenção de acidentes. O Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) destacou alguns componentes que são vitais para garantir a segurança no trânsito e enfatiza que a falta de manutenção pode contribuir para a ocorrência de acidentes. É importante avaliar em seu carro os seguintes itens:


Sistema de freios (pastilhas, disco e fluído)
Checar os níveis e fazer a troca assim que necessário.

Suspensão (amortecedores, bandejas, molas e coifas)
Responsável pela estabilidade e dirigibilidade do veículo tem validade 30 mil quilômetros, mas dependendo das condições do solo pode sofrer desgaste prematuro.
Buracos também podem provocar a quebra .


Rodas
Verifique se os parafusos estão corretamente fixados, a qualidade das porcas, se há existência de trincas ou regiões amassadas na parte externa.
Os rolamentos devem ser substituídos quando apresentar desgaste.


Pneus
Sulco inferior 1,6 mm indica que já passou a hora de trocar. Pneus carecas não aderem ao solo e, em ocasiões de pista escorregadia, podem derrapar e fazer o condutor perder a direção. Os rodízios de pneus devem ser feitos a cada 15 mil quilômetros, assim é possível prolongar a vida útil dos mesmos. Calibrar os pneus regularmente é fundamental para mantê-los na pressão indicada no manual do fabricante, garantindo a estabilidade do veículo. O estepe também deve estar em boas condições e calibrado.

Faróis
Luz de ré, freio, indicadora de posição, indicadora de direção e faróis devem estar em funcionamento.
As luzes de iluminação são os sinais de comunicação do condutor com os demais veículos que circulam na via, por isso, é essencial usá-las corretamente para antecipar os passos que serão dados.

Barra de direção
Se for hidráulica, verificar o nível do óleo e fazer a troca se necessário. O item deve ser checado por um mecânico de confiança. Folgas podem gerar instabilidade no veículo.

Tomando os cuidados necessários e fazendo a manutenção preventiva a cada 15 mil quilômetros em um mecânico de confiança, é possível manter o veículo seguro e em boas condições de uso. Não abuse da velocidade.



Fonte: O Diário On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário